Cientistas vem trabalhando no projeto há 10 anos e pretendem usar no início de 2012. |
Como perfurações na camada da Terra tem sido muito lenta e dispendiosa, cientistas tentam recriar o núcleo da Terra em laboratório.
Uma esfera gigante de três metros de altura, torna-se a esperança para a ciência entender como funciona o núcleo da Terra. Esse projeto já vem sido desenvolvido há 10 anos, na universidade de Maryland nos Estado Unidos da América, e com ele já foi gasto por volta de 2 milhões de dólares e agora, está prestes para funcionar.
Para quem ver esta enorme esfera acima pode nunca imaginar que dentro dela há uma esfera menor de 1 metro, separada da esfera exterior por 13 mil quilos de sódio derretido a uma temperatura de 105 °C. As duas esferas são movidas por motores diferentes tendo assim, rotações independentes, supondo o núcleo terrestre.
Os cientistas esperam que a esfera funcione no começo de 2012, e possa criar um campo eletromagnético, como acontece no núcleo. Se isso acontecer, o ser humano terá criado, pela primeira vez o funcionamento do interior da Terra, que poderá servir de modelo de estudo sobre o núcleo.